Autores

Mais vendidos

Teologia bíblica do Novo Testamento, de G. K. Beale

BealeA abordagem deste livro se sobrepõe à de uma teologia bíblica das Escrituras como um todo por tratar de modo mais direto do enredo teológico do AT.

Logo no início do livro, G. K. Beale explica exatamente o que quer dizer com “enredo”.

Nesse sentido, a obra começa, formalmente, no próximo capítulo, com o foco apenas em um breve resumo do desenvolvimento do enredo que começa em Gênesis e se desenvolve ao longo de todo o AT.

Esse enredo consiste em uma formulação sintética dos propósitos de Deus na Criação, Queda, redenção e consumação.

No entanto, as principais facetas da narrativa do AT são delineadas em todo o NT. Os elementos mais importantes da trama do AT se tornam a base para a formulação do enredo do NT.

Sem dúvida, à medida que a trama do AT for, de algum modo, provisória, sua base para o enredo narrativo do NT também o será.

Sendo assim, Beale explora a continuidade teológica entre os dois testamentos da perspectiva neotestamentária.

O autor argumenta que todo conceito importante do Novo Testamento é desenvolvido a partir de um conceito do Antigo e deve ser entendido como uma faceta da inauguração, nos últimos dias, do reino da nova criação.

Explicitando a profunda interação entre os dois Testamentos, este livro ajuda os leitores a enxergar os fios conceituais e unificadores do Antigo Testamento e entender como esses fios estão entrelaçados em Cristo.

Esta importante obra será valorizada tanto por professores e estudantes do Novo Testamento quanto por pastores.

Aguarde mais informações.

Comments

comments

Comentários

  1. Conheci essa obra no ano de 2016, quando pesquisava uma literatura de teologia bíblica neotestamentária mais abrangente e moderna. Foi quando deparei-me com um vídeo do Westminster Theological Seminary, onde o autor comenta um pouco de como a obra surgiu e suas características. Busquei ler a respeito e descobri que teólogos de renome consideram-na a obra mais detalhada e abrangente da safra (evangélica) atual. No início desse ano, após eu ver no “spoiler” que vida nova iria lançar esse livro, fiquei ansioso para tê-la o mais breve possível em minha estante. Obra do “acaso divino”? A data de lançamento é no dia do meu aniversário (28/11). Que Deus seja louvado por meio dessa obra e pelo trabalho primoroso desta editora – edições vida nova. Obrigado pelo presente!

    por Sávio Parente Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top